A Yoga, a Imunidade e a Glândula Timo

A yoga, como todos já sabem, é uma prática que traz muitos benefícios para o ser humano através de exercícios de posturas, técnicas respiratórias, meditação e relaxamento. Ela é capaz de proporcionar um excelente estado de saúde, através do controle do estresse e maior consciência física e mental. Para saber melhor como funcionam as aulas, clique aqui.

Assim como a mente influencia o corpo, sabemos que o corpo influencia a mente. E um dos grandes benefícios da prática de yoga é o fortalecimento da imunidade.

E como isso acontece?

Através da glândula timo (thýmos, em grego, significa energia vital). Essa glândula localiza-se na região superior do tórax, abaixo do osso do peito (na posição do nosso chakra cardíaco) e é um dos pilares do sistema imunológico do corpo humano. Sua função é a produção de células T ou linfócitos, que protegem o organismo e impedem a invasão de agentes estranhos, bactérias e vírus.

chakra cardíaco

chakra cardíaco

Essas células asseguram o correto funcionamento do sistema do corpo e cuidam do desgaste dos órgãos. Ela também evita o crescimento anormal de células (que podem levar ao câncer).

Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, essa glândula faz conexões para fora e para dentro e reage produzindo células de defesa de forma instantânea. Porém, ela é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos. Sim, pensamentos!

Pensamentos positivos e negativos afetam profundamente essa glândula. No caso de idéias negativas, o poder sobre o timo é o mesmo que quando um vírus ou bactéria o ataca, pois ele tenta reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade, como herpes. Em compensação, pensamentos positivos conseguem dele uma ativação, gerando um estado de saúde.

 

Curiosidade: A glândula timo também atua no processo de regulação do humor e sua sensibilidade aos sons a torna intimamente ligada à música, favorecendo quem canta e a que emite sons mântricos.

O que nos leva a comprovação científica do velho ditado: Quem canta, os males espanta!

O mantra pode ser entoado em voz alta, murmurado ou repetido mentalmente: quando pronunciado em voz alta, age no plano físico; quando murmurado, no plano etérico e repetido mentalmente, atua no plano mental. Ao entoar um mantra em voz alta, você é capaz de energizar o corpo.

Posturas de yoga que deixam o peito aberto à frente, como a postura da cobra, além de relaxar e alongar as costas ativam o timo e aumentam a produção de bem-estar. Este exercício atrai sangue e energia para a timo e beneficia também pulmões, coração, brônquios e garganta.

postura-da-cobra

postura-da-cobra

Ao longo da vida, o timo diminui de tamanho (seu alcance máximo acontece na adolescência, por volta dos 15 anos) e sua falta afeta  diretamente a Glândula Pineal, conhecida como o terceiro olho.

 

glândula pineal

glândula pineal

Influência da Glândula Pineal

A pineal é a responsável pela produção de melatonina, substancia que influencia o sistema imunológico. A melatonina também é um antioxidante, o que significa que pode ser eficaz na luta contra o câncer e em reduzir os efeitos do envelhecimento. A glândula pineal também está ligada diretamente com a nossa consciência e, segundo Descartes, é o “princípio da sede da alma”.

À medida que envelhecemos, a glândula pineal começa a se calcificar e tornar-se lenta, sendo que variável de acordo com cada pessoa e estilo de vida

Um dos motivos que a yoga é extremamente benéfica para a melhor idade e para todos!

Aqui segue um incentivo para você que ainda tem dúvidas sobre começar a prática.

11 motivos para você começar a fazer Hatha Yoga! E não parar nunca maisyoga e imunidade

  1. Ajuda a conquistar e manter uma boa saúde.

  2. Alivia ou elimina gradativamente problemas físicos originários de causas psíquicas (doenças psicossomáticas).

  3. Possibilita melhora da consciência corporal e equilíbrio entre corpo, mente e alma.

  4. Aprimoramento do intelecto e da memória.

  5. Melhora a flexibilidade, a digestão e a disposição.

  6. Melhora a forma de nos relacionarmos conosco, com os outros e com o mundo, nos tornando mais pacientes

  7. Proporciona alívio de estresse e ansiedade, ajudando a melhorar a concentração e a qualidade do sono

  8. Proporciona auto-conhecimento e paz interior.

  9. Proporciona ao corpo maior alongamento e força

  10. Alivia doenças respiratórias, dores nas costas, auxilia na perda de peso, desordens do aparelho digestivo, melhora o sistema cardiovascular, o funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades.

  11. Também beneficia o sistema nervoso e o cérebro.

 

Saiba mais sobre as nossas aulas de Yoga na seção de atividades ou entre em contato.

SOBRE AUTOR

Dillaram Campinas