Reike: Energia vital!

Aquilo que dá origem à vida, a todo movimento existente no universo.

“Rei”  é a essência energética cósmica que permeia tudo que existe.

“Ki” é a energia da vida individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia ki sai de um corpo, ele deixa de ter vida. (Ki • pelos japoneses; Chi • pelos chineses; Prana • pelos indus; O Grande Espírito • pelos nativos da América do Norte; O Espírito Santo • pelos cristões e por ai vai…

A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias, a Energia Universal e a nossa energia física.

Energia ReikiEla funciona como catalisador da vida e da força de autocuradora existente em cada ser vivo, seja uma planta, um animal ou o homem.em busca da sua plenitude, atuando em todos os níveis do ser:

Flui nos canais energéticos chamados meridianos, nadis e chakras. A força da vida nutre cada célula e cada órgão, estimulando as funções vitais. O fluxo da energia vital responde às emoções e aos pensamentos e funciona como motor de integração do passado ao presente, reconectando a alma com a sua raiz espiritual.

Todo e qualquer processo de autocura é reforçado, intensificado e acelerado. A recuperação, vitalização e o rejuvenescimento são favorecidos.

Quando o fluxo da força vital é diminuído ou interrompido, há mal funcionamento e enfermidade num ou vários órgãos do corpo. O livre fluxo pode estar dificultado através de sentimentos e pensamentos negativos, crenças e dogmas limitadores.

Reiki não é um placebo. Restabelece um equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.

Como utilizar essa energia?

A energia Reiki está à disposição do usuário vinte e quatro horas por dia, independentemente da situação, do local ou de quem o pratica. Não exige um ambiente ou uma postura física, como no caso do Yoga. Nenhum objeto ou equipamento é exigido para a aplicação da energia Reiki, só o toque das mãos do reikiano no seu próprio corpo ou no de outra pessoa. Pela simplicidade da técnica, pode-se usá-la em todos os lugares, todos os dias.

O iniciante no método Reiki participa de um seminário de Nível 1 e com apenas um dia de aula pode aplicar a técnica com sucesso. Desde o início, aprende a lidar com a energia. É um método de uso imediato.

O treinamento é rápido e não requer vasta compreensão intelectual. A beleza do método Reiki está na sua simplicidade. A simplicidade do método o torna acessível a qualquer pessoa, a qualquer estilo de vida.

Desmistificando algumas crenças

O método Reiki é sagrado, mas não é uma religião. Não tem restrições ou tabus. Adapta-se a qualquer cultura, raça, credo, seita ou idade. Não utiliza talismãs ou quaisquer instrumentos auxiliares. Também não é necessário que acreditemos nele, para que se propague ou faça efeito.

Reiki é um método inserido no contexto das práticas terapêuticas alternativas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Reiki energiza e não desgasta o praticante, pois a técnica utiliza a Energia Primordial Cósmica do Universo. Quando o reikiano aplica energia, retém partem da energia aplicada.

Logo, o praticante passa a ter mais energia e disposição depois da sessão. Quanto mais damos, mais recebemos. Quanto maior for o uso da energia Reiki, mais forte se torna o terapeuta, mais benefícios ele faz a si próprio e aos receptores. Após tratamentos, o reikiano geralmente se sente bem disposto.

Auto-tratamento

Um dos maiores benefícios do método é a possibilidade do autotratamento, que é uma prática extremamente efetiva para a liberação da tensão, do relaxamento e da redução do estresse.

Amplia a energia vital, propiciando equilíbrio aos corpos sutis e físico. Possibilitam também a liberação de toxinas e bloqueios de energia, provenientes de emoções retidas. Uma pessoa pode auto-aplicar energia Reiki em qualquer lugar e a qualquer momento.

Essa energia, por ser universal, que pode ser enviada também a distância, possibilita essas alternativas. Serve igualmente para o tratamento de quaisquer organismos vivos: animais e plantas. É incrível observar como flores que acabaram de murchar, muitas vezes, recuperam a sua beleza em poucas horas, com a aplicação de energia Reiki.

Uma vez que você foi iniciado, os canais permanecerão abertos para sempre mesmo que não sejam acessados por um longo período.

Não tem necessidade de nova ativação energética para o mesmo nível do Reiki. A sintonização fica profundamente enraizada no iniciado. Ela pode tornar-se mais fortes com a prática ou enfraquecer por falta de uso, entretanto pode ser reativada pela simples volta à prática do método Reiki. Quanto mais usa a energia, mais aumenta sua capacidade de canalização, pois seus canais de condução de energia se abrem como conseqüência da prática.

A prática do Reiki é extremamente simples, porém, para que o seu toque seja um “toque de Reiki”, é pré-requisito ser iniciado em Reiki I através de um mestre de Reiki devidamente habilitado.

 

SOBRE AUTOR

Dillaram Campinas