Doula: Porque você merece uma maternidade tranquila e segura

Todo mundo sabe que quando uma mulher vira mãe, ela desenvolve um instinto que funciona como bússola guiando-a na criação dos filhos. SÓ QUE NÃO!

Porque você precisa de uma doula?

Ter o apoio de pessoas experientes é fundamental pra tudo que fazemos na vidas e na maternidade não é diferente.

Antigamente, o círculo de mulheres é muito fortalecido pois elas contavam apenas umas com as outras durante esse processo todo.  Logo,  antes de ter seu próprio parto, uma mulher já havia presenciado muitos outros e com isso, passava por variadas situações e contava a experiência das mais velhas , fazendo com que sua própria experiência com a gestação, parto e pós-parto aumentassem, deixando-a bem preparada para quando chegasse a sua vez.

Hoje em dia, isso se perdeu! A mulher grávida faz acompanhamentos médicos para saber como está a saúde do bebê e quando muito, sai com algumas dicas valiosas do consultório, principalmente se a sua médica for mulher e mãe. Mas isso é suficiente?

Depende da experiência que você quer ter consigo mesma e com seu filho(a) a partir da sua gestação até os primeiros meses de vida dele(a).

Existem muitas informações na internet e muita coisa que você ouvir da boca de muita gente, umas boas outras nem sempre, e você nunca vai saber o que deve seguir e vai acabar ficando louca.

Essa ânsia que temos para que tudo saia de forma perfeita faz com que tenhamos pressa em resolver os problemas. E nada disso deve ser tratado com um problema.

A gestação é um processo natural e a maternidade também, o que não significa que você deveria ter nascido com esse dom. Assim como tudo na vida se aprende, você precisa aprender a ser uma gestante, a ser uma mãe. E é ai que a doula entra.

O seu papel é atender as necessidades da mulher desde a gestação até o pós-parto. O nome “doula” vem do grego “mulher que serve” e indica aquela que dá suporte físico e emocional à parturiente.doula

Ela informa, orienta e fala com você sobre quaisquer bloqueios emocionais ou receios que possam surgir para você no nascimento, deixando você e seu parceiro preparados para o nascimento.

A doula apoia você em suas escolhas de nascimento sem julgamento e te ajuda criar um plano de parto único que esteja de acordo com os seus desejos, fornecendo encorajamento e confiança

São oferecidas massagens, visualizações, meditações, trabalho de respiração, trabalho da energia, sonoridade e movimento para ajudar com a gestão da dor e conforto.

Na hora do parto

Reconhecida pelo Ministério do Trabalho, a doula é uma profissional capacitada a acompanhar a mulher durante a gestação, parto e puerpério, oferecendo apoio emocional e físico, bem como informações embasadas cujo intuito é capacitar a mulher a fazer suas próprias escolhas.

O ambiente hospitalar pode gerar na mulher medo, dor e ansiedade na hora do parto. A Doula oferece todo apoio afetivo e emocional para que a mulher sinta-se segura e tranqüila para um dos grandes momentos da sua vida: o nascimento do seu filho(a). Ela não substitui o acompanhante e também dá suporte e orienta o acompanhante, a família, oferecendo apoio e conforto deixando-os mais a vontade para sentirem-se incluídos nesse momento tão esperado.

Benefícios

Estudos feitos pelos médicos Drs. John H. Kennell e Marshall H. Klaus individualmente e através de uma colaboração extraordinária ao longo de mais de 35 anos, ajudaram-nos a compreender os processos fisiológicos e comportamentais de mães e bebês em todo o momento do nascimento.

Eles comprovam os benefícios de estar acompanhada por uma doula durante o trabalho de parto e o parto propriamente dito. Esses são alguns deles

  • Aumento de 8% no número de partos vaginais espontâneos
  • Redução de 10% na necessidade de analgesia ou anestesia de qualquer tipo e de 7% no uso de analgesia ou anestesia regional (raquidiana ou peridural)
  • Redução de 31% no número de mulheres com sentimentos negativos sobre a experiência de parto
  • Redução de 10% no número de partos com fórceps ou extrator a vácuo
  • Redução de 21% no risco de cesárea
  • Uma redução de 30% no número de bebês com A pgar baixo

Além de aumentar a nossa compreensão das mães e dos recém-nascidos saudáveis, Drs. Kennell e Klaus  ajudarão a esclarecer como podemos melhorar o atendimento e os resultados dos recém-nascidos com problemas de saúde, e como podemos ajudar os pais a lidar com as perdas trágicas.

doula2

Pós-parto

É muito importante para as mamães arrumarem um tempo para descansar e se recuperar do parto. Entretanto, a maioria das mulheres sai do hospital exausta e com a missão de cuidar do recém-nascido 24 horas por dia. Mesmo tendo um parceiro que ajuda, a mãe é muito exigida a todo o momento pelo seu filho(a).

O fator hormonal aliado com a falta de tempo e liberdade, a privação do sono e as preocupações e dúvidas com os cuidados com o bebê são gatilhos que desencadeiam alterações sérias no humor das novas mães.

Uma doula ajuda nesse processo e pode inclusive reconhecer os sinais de uma possível depressão ajudando as famílias a procurarem ajuda com bastante antecedência.

A doula ajuda os pais a construírem a confiança necessária para cuidar do seu bebê, auxiliando na promoção de uma excelente interação entre pais e bebê, dando o suporte emocional que a mãe precisa.

Com a ajuda de uma doula, as mães conseguem dormir por mais tempo e se recuperam com mais facilidade da transição do hospital – casa. Os cuidados com o bebê são orientados e a amamentação torna-se um momento de prazer e profundo envolvimento entre mãe e bebê. Esse acompanhamento traz paz e tranqüilidade para as mães e para a família durante este período desafiante.

A Casa Dill’Aram oferece o Círculo de Gestantes em Barão Geraldo às Terças-feiras. O grupo se encontra a cada 15 dias ou 1 vez ao mês para transmitir informações sobre gestação e parto, no âmbito emocional e físico, além de práticas para ajudar num parto bem sucedido.

São realizado práticas de meditação, práticas de fisioterapia e pilates, bate-papo informativo com assuntos relacionados com gestação e parto

Consulte-nos, tire suas dúvidas e tenha um maravilhoso pós-parto com a ajuda de uma profissional preparada para te ajudar neste momento.

SOBRE AUTOR

Dillaram Campinas

SEM COMENTÁRIOS

Comentários estão fechados.